Os laboratórios de diagnóstico genético, como o próprio termo sugere, podem ser definidos como instituições de saúde que se dedicam à realização de exames e testes de natureza genética.
Estes, por sua vez, são considerados instrumentos poderosos, uma vez que permitem diagnosticar, de forma precoce e eficiente, diversos tipos de doenças.
Os exames e testes genéticos também podem ser realizados com animais, visto que cães e gatos, muitas vezes, podem ser acometidos por doenças silenciosas e graves, que podem ser prevenidas e diagnosticadas por meio de estudos de hereditariedade.
Em busca de laboratórios de diagnóstico genético?
De maneira geral, o principal objetivo de um exame genético consiste na busca por mudanças específicas herdadas nos cromossomos do animal.
Nesse caso, a mutação pode ser considerada benéfica, maléfica, neutra ou, também, de natureza desconhecida.
Caso as alterações sejam consideradas nocivas, devem ser avaliadas com cautela e atenção pela equipe de profissionais, uma vez que podem indicar maiores riscos de desenvolvimento de doenças graves.
A cardiomiopatia, por exemplo, pode ser prevenida ou diagnosticada previamente em cães e gatos por meio de testes genéticos.
Para que o animal de estimação tenha acesso a exames de qualidade e, com isso, possa desfrutar de saúde, bem-estar e qualidade de vida, é fundamental que os veterinários contem com o auxílio de uma instituição especializada, como o Laboratório de Diagnóstico Molecular Veterinário (LDMVET), que atua há mais de 20 anos na área de diagnóstico molecular de doenças infectocontagiosas em pets.
Quer saber mais sobre a empresa?
Entre em contato!